SALDO FGTS – Consulta, Caixa, Inativo → (CONSULTAR PELO CPF)

Saldo FGTS – Criado no ano de 1966 pelo governo militar com o intuito de dar maior proteção aos trabalhadores em caso de demissão sem justa causa, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que é mais conhecido pela sigla FGTS Caixa, rapidamente se tornou parte integrante da vida de todos os trabalhadores brasileiros.

Portanto, por conta de sua importância para a vida de todos eles, cresceu o interesse por parte deles em procurar saber como proceder para conseguir realizar a consulta saldo FGTS, que é uma informação fundamental.

Então, com base nisto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos procurar falar sobre o FGTS, e com especial foco para o saldo FGTS inativo, procurando mostrar sua importância e também como proceder para verificá-lo. Preste muita atenção!

Consulta saldo FGTS

E a primeira coisa a ser feita, especialmente por pessoas que se enquadram no perfil de quem tem direito a sacar o saldo das contas inativas do FGTS que foi recentemente anunciado pelo governo federal (pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1980): saber como consultar o Caixa saldo FGTS.

Veja também:

E para consultar o saldo FGTS pelo CPF é muito fácil e simples, sendo possível efetuar esta consulta pela internet:

Saldo FGTS

Passo 01. Acesse o site www.caixa.gov.br, informando no campo correto o número do NIS (Número de Identificação Social) e clicando na opção “Cadastrar senha”.


Passo 02. Após fazer isto, o cidadão deverá procurar ler o regulamento com muita atenção e deverá clicar no botão que diz “Aceito”, e então, terá diante de si um formulário que deverá ser preenchido corretamente e com atenção.


Passo 03. Todos os campos deverão ser preenchidos com os dados pessoais do cidadão, que não poderá faltar em hipótese alguma com a verdade, preenchendo tudo corretamente, para depois cadastrar uma senha de até 8 dígitos e confirmar.


Passo 04. Depois disto, uma notificação de confirmação do cadastro será enviada para o endereço de e-mail que foi informado pelo cidadão no momento do cadastro, para que as informações do saldo do FGTS possam ser acessadas corretamente.


Saldo FGTS no celular

Para quem gosta de modernidade e que prefere realizar certas consultas e certas solicitações pelo celular, será importante saber que é possível fazer a consulta saldo FGTS pelo celular, por meio do aplicativo oficial que foi criado pela Caixa Econômica Federal.

O aplicativo FGTS Fácil é para quem deseja saber o saldo está disponível tanto para quem é usuário de celular Android, quanto para quem é usuário de iPhone, sendo que para o primeiro, ele estará disponível no Google Play, ao passo que para o segundo, ele estará disponível na Apple Store.

Saldo FGTS

Ele permite, entre outras coisas, que a pessoa consiga consultar o saldo FGTS Caixa pelo celular tranquilamente, sem maiores problemas e com toda a comodidade, utilizando de um mecanismo altamente moderno e eficiente para isto.

Além disto, por meio do aplicativo FGTS é possível contribuir para a sustentabilidade do planeta, já que ao evitar a impressão do extrato em papel, este aplicativo permite que o meio ambiente seja poupado.

E o extrato FGTS poderá não apenas ser visualizado por meio do aplicativo instalado no celular do cidadão. Ele também poderá ser salvo em PDF no aparelho e poderá ser enviado por e-mail.

Além da Apple Store e do Google Play, o aplicativo FGTS também está disponível na Windows Store, para usuários de Windows Phone, e baixá-lo e instalá-lo é muito simples e rápido, permitindo às pessoas ter acesso a informações tão importantes por meio de um procedimento que não dura mais do que alguns minutos.

Quem tem direito ao FGTS Inativo?

Qualquer pessoa que trabalhe com carteira assinada tem direito ao FGTS, mas para conseguir sacá-lo, será necessário ser demitido sem justa causa ou então ter, por exemplo, um imóvel para comprar.

Saldo FGTS

No entanto, com a liberação das contas inativas do FGTS, que foi feita no ano passado e que neste ano foi feita para os trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988, pessoas puderam sacar os valores que estavam bloqueados por conta de demissões por justa causa ou por pedidos de demissão por parte dos próprios funcionários.

Portanto, quem se encaixa nestes casos, agora tem acesso ao valor do FGTS inativo, e poderá sacá-lo até o dia 28 de setembro de 2018, segundo o que foi estipulado pelo governo federal brasileiro.

Como fazer o saque do FGTS inativo?

E para quem se enquadra no perfil de trabalhadores que tiveram o valor do FGTS inativo liberado em 2018, será mais do que fundamental procurar saber como proceder para efetuar o saque do valor.

Para sacar, basta a pessoa se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal de posse de sua carteira de trabalho, de seu RG e de seu CPF, bem como de seu número de PIS/PASEP, para solicitar o valor normalmente, sendo que o prazo para fazer vai do dia 18/06 até o dia 28/09.


É de suma e extrema importância verificar o FGTS saldo, já que é a partir dessa consulta que o cidadão brasileiro poderá visualizar se o valor do benefício foi depositado por meio da Caixa Econômica Federal.

Se você teve algum problema ao fazer a consulta e não conseguiu visualizar o saldo FGTS inativo, basta deixar o seu problema no campo de comentários abaixo que iremos responder logo em breve. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 5

SALDO FGTS – Consulta, Caixa, Inativo → (CONSULTAR PELO CPF)

1 respostas para “SALDO FGTS – Consulta, Caixa, Inativo → (CONSULTAR PELO CPF)”

  • Oração 27 de março de 2019 às 11:30

    Obrigado por compartilhar! Excelente artigo.

    Responder

Deixe um comentário