LIBERAÇÃO DO FGTS – Inativo, Quando vai ser Liberado, Saque → CONFIRA

Liberação do FGTS – Criado em 1966 pelo governo federal, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ficou mais conhecido por todos os brasileiros como sendo o FGTS Caixa, e tem como principal intuito garantir segurança financeira para trabalhadores que são demitidos sem justa causa.

E desde 1988, todo empregador passou a ser obrigado a depositar todos os meses o equivalente a 8% do valor do salário do funcionário em uma conta da Caixa Econômica Federal (instituição financeira que administra o fundo), para garantir que o fundo tenha recursos para proteger o trabalhador.

No entanto, apesar de toda esta importância, o fato é que o FGTS só ganhou mais notoriedade para muitos brasileiros nos últimos tempos, e muito em virtude da liberação do valor das contas inativas para saque. Com isto, cada vez mais brasileiros quiseram saber mais sobre o FGTS liberado para saque, procurando por informações relacionadas com isto na internet e nos demais meios de comunicação.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos procurar mostrar em detalhes tudo que é preciso saber a respeito da liberação do FGTS, mostrando como se dá seu funcionamento, entre outras coisas. Vamos ver mais!

Como funciona a liberação do FGTS?

De acordo com a legislação, todo trabalhador que trabalha com contrato regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, podendo sacá-lo em algumas situações.

Por exemplo, o trabalhador pode solicitar o FGTS liberado, podendo efetuar o saque do valor dentro de algumas situações específicas, sendo que a mais comum de todas é para fazer a compra de um imóvel (casa ou apartamento próprio).

Liberação do FGTS

Em caso de aposentadoria o trabalhador também poderá sacar o FGTS inativo liberado, bem como em casos onde o trabalhador foi diagnosticado com alguma doença grave, como câncer ou AIDS, por exemplo.

No entanto, em 2016, o governo federal anunciou a liberação do FGTS das contas inativas, que são aquelas contas nas quais valores depositados por empresas estavam retidos em virtude dos trabalhadores terem solicitado suas rescisões por vontade própria ou terem sido demitidos com justa causa.

Veja também:

A liberação do FGTS inativo para estas pessoas movimentou a economia do Brasil, injetando uma quantia considerável de dinheiro no mercado, e teve impacto positivo em todos os setores da economia do país.

As pessoas que tiveram direito ao FGTS liberado estas condições foram cidadãos que trabalharam com carteira assinada até o dia 31 de dezembro de 2015, e a liberação dos saques se deu de acordo com um calendário.

Quando vai ser liberado o FGTS?

Pois bem, depois de ter sido liberado o saldo das contas inativas do FGTS para os trabalhadores que atuaram com carteira assinada até o dia 31 de dezembro de 2015, com os saques sendo feitos durante o ano de 2017, o governo federal fez mais uma liberação em 2018.

A nova liberação do FGTS de contas inativas que foi anunciada em 2018 foi direcionada aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988, e o calendário definido foi diferente do aplicado em 2017.

Não houve datas específicas para efetuar os saques de acordo com os meses de nascimento das pessoas como no ano anterior, e o governo federal definiu apenas um prazo único para que os valores fossem sacados.
Confira:

Calendário FGTS Inativo
Mês de nascimento:Data liberada para saque:
Janeiro10/03/2019
Fevereiro10/03/2019
Março10/04/2019
Abril10/04/2019
Maio10/04/2019
Junho12/05/2019
Julho12/05/2019
Agosto12/05/2019
Setembro16/06/2019
Outubro16/06/2019
Novembro16/06/2019
Dezembro14/07/2019

Este prazo começou em 18 de junho de 2018 e terminará em 28 de setembro do mesmo ano, e todos os cidadãos que têm direito a usufruir dos valores da liberação do FGTS nestas condições deverão se movimentar para garantir o saque.

FGTS Liberado para Saque

E o saque do FGTS liberado poderá ser feito pelas pessoas que têm direito diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal, que é a instituição que administra os valores do fundo, sendo necessário se dirigir até uma de posse de alguns documentos obrigatórios.

Se a pessoa tiver direito a receber algum valor, ela deverá providenciar a Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), o RG, o CPF e a número do PIS/PASEP, para que esta documentação seja apresentada em uma agência da Caixa.

Após apresentar esta documentação, a liberação do FGTS poderá ser realizada e o saque poderá ser efetuado, garantindo ao cidadão um valor referente ao tempo previsto no anúncio feito pelo governo federal.

Consultar FGTS Liberado

Liberação do FGTS

Para consultar, o cidadão deverá acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal, que é o www.caixa.gov.br, para informar o número do NIS – Número de Identificação Social (PIS/PASEP) e a senha cadastrada no próprio site da Caixa Econômica Federal.

Ao conseguir consultar FGTS e saber se tem direito ou não ao valor do FGTS liberado para saque, o cidadão precisa providenciar a documentação citada anteriormente e se dirigir o quanto antes até uma agência da Caixa para dar prosseguimento à solicitação de saque.


Para os casos de cidadãos que estão enquadrados na liberação do FGTS inativo feita em 2018, será fundamental procurar respeitar o prazo que foi informado, para não correr risco de perder os valores.

Esperamos que você tenha se informado e entendido sobre como e quando poderá sacar o FGTS liberado, mas caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário abaixo que iremos te responder. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

LIBERAÇÃO DO FGTS – Inativo, Quando vai ser Liberado, Saque → CONFIRA

Deixe um comentário