FGTS INATIVO – Consultar, Calendário, Caixa → (CONTAS INATIVAS)

FGTS Inativo – O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS Caixa) foi criado no ano de 1966 pelo Regime Militar com a intenção de garantir proteção ao trabalhador que acabar sendo demitido sem justa causa.

Por conta desta determinação por lei, todo empregador deverá (a partir de 1988 o encargo é obrigatório) abrir uma conta vinculada ao contrato de trabalho na Caixa Econômica Federal e depositar, no início de cada mês, o equivalente a 8% do valor do salário do funcionário.

Apesar de sua grande importância na vida do trabalhador brasileiro, o fato é que o interesse em relação a este fundo cresceu muito depois da liberação do saldo até então bloqueado das contas inativas, permitindo que em 2017, trabalhadores pudessem sacar o FGTS Inativo.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos mostrar todos os detalhes que envolvem o FGTS Inativo, especialmente pelo fato de que em 2019 o governo federal decidiu fazer mais uma liberação de saldo. Vamos ver mais!

Como saber se tenho FGTS Inativo?

No dia 22 de dezembro de 2016 foi anunciado pelo governo federal que as pessoas que tinham contas inativas FGTS poderiam efetuar o saque do valor que fora depositado pelas empresas ao longo de sua vida.

Muitas pessoas não sabiam exatamente do que se tratava, mas rapidamente houve uma grande corrida de pessoas atrás de saber se tinham direito ou não a efetuar o saque do FGTS inativo Caixa.

FGTS Inativo

O saldo FGTS Inativo nada mais é do que o conjunto dos valores que foram depositados por empresas nas quais a pessoa trabalhou, mas que não foram sacados porque esta pessoa, ou pediu demissão, ou foi demitida por justa causa.

No entanto, por conta da liberação do FGTS Inativo todas as pessoas que tinham valores que não foram sacados por conta destas situações, passaram a ter direito a efetuar o saque, o que movimentou a economia do país de modo decisivo.

A pessoa que trabalhou com registro em carteira até o dia 31 de dezembro de 2015 e que não fez o saque do FGTS ao sair da empresa na qual estava empregado porque pediu demissão ou porque foi demitido por justa causa terá o direito de efetuar o saque FGTS Inativo.

Saiba Mais:

Como consultar FGTS Inativo?

E para saber se a pessoa tem direito ao FGTS Inativo, ela terá quefazer a consulta, que poderá ser realizada diretamente na página oficial criada especialmente para esta finalidade pela Caixa Econômica Federal:

  • www.caixa.gov.br

Na página inicial, a pessoa deverá preencher os campos solicitados utilizando seu CPF ou seu PIS/PASEP (número do NIS – Número de Identificação Social), sendo que ao utilizar o primeiro, o procedimento será o seguinte:

FGTS Inativo
  • Clique no ícone ao lado do CPF;
  • Digite o número do CPF no campo correspondente;
  • Digite a data de nascimento no campo correspondente;
  • Marque a opção que diz “Não sou um robô”;
  • Clique no botão “Confirmar”.

Caso a consulta seja feita pelo número do PIS/PASEP (NIS), a pessoa deverá proceder da seguinte maneira:

  • Clique no ícone ao lado do NIS/PIS/PASEP;
  • Digite o número do NIS no campo correspondente;
  • Digite a data de nascimento no campo correspondente;
  • Marque a opção que diz “Não sou um robô”;
  • Clique em confirmar.

Calendário FGTS Inativo

Como nem todas as pessoas que tinham direito a realizar o saque FGTS Inativo acabaram efetuando este saque, ficou acordado pelo governo federal que elas poderão fazer este saque em 2019. Foi lançada uma tabela com o calendário FGTS contas inativas, que permitiu que as pessoas que tinham direito a fazer o saque pudessem se programar para sacar.

Confira:

Calendário FGTS Inativo
Mês de nascimento:Data liberada para saque:
Janeiro10/03/2019
Fevereiro10/03/2019
Março10/04/2019
Abril10/04/2019
Maio10/04/2019
Junho12/05/2019
Julho12/05/2019
Agosto12/05/2019
Setembro16/06/2019
Outubro16/06/2019
Novembro16/06/2019
Dezembro14/07/2019

De acordo com o mês de aniversário, foi definido o mês para que o saque do FGTS Inativo pudesse ser realizado, e foi estipulado um prazo limite para que o trabalhador pudesse realizar esta operação e não perder o valor.

Com isto, todas as pessoas que trabalharam de 1971 a 1988 poderão sacar o saldo presente em sua conta do fundo, e a liberação destes recursos terá de ser feita dentro do prazo estipulado, que é até junho de 2018.

Saldo FGTS Inativo

Por meio da consulta que mostramos alguns tópicos acima, a pessoa conseguirá descobrir qual é o seu saldo do FGTS Inativo, sendo que também é possível realizar esta consulta de modo detalhado diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.

FGTS Inativo

Nesta opção, o trabalhador conseguirá ter em mãos uma espécie de extrato FGTS detalhado, mostrando não apenas os valores a receber, mas também detalhes das empresas que depositaram e as quantias depositadas.

Outra opção bem simples é o Aplicativo FGTS Caixa, onde o beneficiado poderá baixar em seu Smartphone e em seguida visualizar o saldo, realizar consulta e emitir extratos precisando apenas a senha e o número do NIS.


O FGTS inativo Caixa foi uma alternativa do Governo Federal para alimentar a economia brasileira, fazendo com milhões de brasileiros realizem os saques desse benefício previsto em lei.

Caso tenha alguma dúvida sobre como consultar FGTS inativo ou até mesmo realizar o saque das contas inativas não precisa se preocupar, bastar deixar um comentário abaixo com o seu questionamento que iremos responder logo em breve. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

FGTS INATIVO – Consultar, Calendário, Caixa → (CONTAS INATIVAS)

1 respostas para “FGTS INATIVO – Consultar, Calendário, Caixa → (CONTAS INATIVAS)”

  • Anônimo 5 de outubro de 2018 às 10:57

    […] trabalhou ou trabalha de carteira assinada? Então é bem provável que possua um benefício do FGTS Inativo para receber. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), é um direito trabalhista que […]

    Responder

Deixe um comentário