CERTIDÃO FGTS – Negativa, Emitir, Regularidade, Empresa → (CONFIRA)

A certidão FGTS é um documento muito importante para quem possui uma empresa e, dessa forma, conta com um ou mais funcionários. Como bem já sabemos, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista cujo as empresas depositam um valor de 8% ao valor do salário do funcionário no início de cada mês.

Dessa forma, ao passar dos meses vai-se criando um fundo de garantia. Que nada mais é do que um patrimônio que garantirá alguma estabilidade ao trabalhador caso ele seja desligado da empresa sem justa causa.

A certidão FGTS negativa pode ser emitida tanto pelo trabalhador quanto pela empresa contratante. E a seguir mostraremos o que é, como emitir a certidão das duas formas e muito mais!

O que é a Certidão Negativa FGTS?

A Certidão Negativa é um documento comprobatório que indica que o trabalhador não possui nenhum problema ou crédito pendente relacionado a seu Fundo de Garantia.

Certidão FGTS

Para as empresas, emitir certidão negativa FGTS serve para mostrar que ela cumpre com todas as suas obrigações legais para com seus funcionários, pagando em dia todos os tributos e benefícios que lhes é direito de acordo com o regime de contratação CLT.

Veja Também:

Como as empresas são obrigadas a depositarem, no início de cada mês, um valor referente a 8% dos salários de seus funcionários em uma conta da Caixa, é preciso de um documento que comprove que tanto as contribuições estão sendo realizadas por partes das companhias, quanto o benefício está sendo recebido corretamente pelos funcionários.

A certidão de regularidade do FGTS poderá ser emitida por qualquer trabalhador que tenha exercido alguma função sob o contrato do regime CLT e pelas empresas que pagam o fundo de garantia de seus funcionários junto a Caixa Econômica Federal. A seguir falaremos mais sobre a emissão da certidão.

Emitir Certidão FGTS

Para emitir a certidão do fundo de garantia será necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal e estar com o seu Número de Identificação Social (NIS) e a senha da internet devidamente cadastrada. Na página será possível emitir a certidão FGTS e ter acesso às seguintes informações:

  • Dados cadastrais do empregador;
  • Dados cadastrais do empregado;
  • Data da última atualização realizada no saldo;
  • Saldo;
  • Todos os lançamentos verificados na conta (débitos e créditos) referentes ao mês corrente, além de mostrar as movimentações dos seis meses anteriores.

Veja, a seguir, as dicas para você emitir a certidão do fundo de garantia:

Certidão FGTS

Passo 01. Entre no site do FGTS Online clicando aqui (http://www.fgts.gov.br/Pages/FGTS_on_Line.aspx).


Passo 02. Assim que a página carregar, os trabalhadores deverão descer a página até encontrar a opção “Extrato do FGTS”. Clique e em seguida informe o número do NIS e a senha da internet. Caso não tenha a senha, clique em cadastrar senha e crie uma.


Passo 03. Agora será possível visualizar o extrato do seu benefício, informações relacionadas ao empregador, além de poder emitir a certidão FGTS. Clique em imprimir para obter uma cópia do documento.


O procedimento é muito simples. A nossa dica é guardar esse link nos favoritos caso você queira consultar FGTS.

Certidão FGTS Empresa

Diferente da pessoa física (trabalhador), a FGTS certidão para empresas tem um propósito diferente. O documento para as empresas servem como um “nada consta”, mostrando que a organização não possui nenhuma restrição junto a suas obrigações legais para com seus funcionários.

Dessa forma, é possível saber se uma empresa está em ordem com os órgãos de Administração Pública, consultando o CNPJ da companhia no site da Caixa. Veja, a seguir, como acessar a certidão de regularidade FGTS:

Certidão FGTS

Passo 01. Abra uma nova aba em seu navegador e cole o endereço: https://www.sifge.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp. Clique em ir e espere a página carregar.


Passo 02. Agora será necessário informar o número do CNPJ/CEI da empresa e a unidade federativa (Estado) em que ela opera. Após preencher essas informações, será preciso preencher o código de verificação que aparece na tela. Depois de preencher todos os campos, clique em Consultar para realizar a sua pesquisa.


Passo 03. Agora será possível visualizar a certidão negativa do FGTS para a empresa consultada. Imprima a página para poder emitir o documento. O CRF impresso a partir do site tem uma validade de 30 dias a partir do dia da emissão.


Caso você não esteja conseguindo realizar esse procedimento através da internet, saiba que é possível emitir FGTS certidão para empresas através de qualquer agência Caixa. O procedimento é bastante simples e leva apenas alguns minutos para ser concluído.

A certidão FGTS empresa é um documento que mostra se o empregador está cumprindo com suas obrigações legais para com seus funcionários, e se esses trabalhadores estão recebendo todos os benefícios relacionados ao fundo de garantia.

Basta seguir as dicas e informações desse artigo que você conseguirá emitir certidão FGTS sem problemas. Caso tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 9

CERTIDÃO FGTS – Negativa, Emitir, Regularidade, Empresa → (CONFIRA)

1 respostas para “CERTIDÃO FGTS – Negativa, Emitir, Regularidade, Empresa → (CONFIRA)”

  • assistir rede tv ao vivo 9 de fevereiro de 2019 às 23:24

    Grande artigo. Eᥙ sou lidando com algսns destes գuestõеs, bem como…

    Responder

Deixe um comentário