CAIXA FGTS – Quem tem direito, Contas Inativas, Extrato → (CONFIRA)

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito trabalhista criado em 1966 com o intuito de proteger o trabalhador contra uma demissão sem justa causa. Anualmente, as empresas contratantes depositam um valor referente a uma porcentagem do valor total do salário do funcionário em uma conta Caixa FGTS.

O trabalhador, por sua vez, poderá sacar esse valor saco seja demitido sem justa causa, ou precise do dinheiro em diferentes situações (como em caso de desastres naturais, doenças graves, para ajudar a pagar a casa própria, etc). O valor é acumulado pelos depósitos realizados pelas empresas contratantes.

Se você quer saber se tem direito a sacar o Caixa FGTS inativo, visualizar o saldo e obter mais informações sobre o direito trabalhista, continue lendo!

Quem tem direito ao Caixa FGTS Inativo?

O FGTS Inativo é uma conta que para de receber depósitos da empresa contratante, seja pelo desligamento do funcionário por vontade própria ou por justa causa. Dessa forma, assim que o trabalhador pede demissão, por exemplo, a conta se torna automaticamente inativa.

Caixa FGTS

Com o intuito de melhorar a economia, o presidente autorizou, em 22 de dezembro de 2016, o saque das contas inativas por parte dos trabalhadores.

Veja também:

Mesmo inativa, o valor ali depositado é relacionado ao trabalhador, que têm direito a recebê-lo mesmo que tenha sido demitido por justa causa ou pedido demissão. Mesmo sabendo disso, muita gente ainda não sabe quem tem direito ao FGTS Inativo. Confira a seguir quem tem direito de realizar o saque do benefício:

  • Trabalhadores rurais;
  • Empregada(o) doméstica(o)
  • Trabalhadores intermitentes (Lei nº 13.467/2017 – Reforma Trabalhista);
  • Trabalhadores temporários;
  • Safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita);
  • Atletas profissionais;
  • Trabalhadores avulsos.

Basicamente, qualquer pessoa que tenha trabalhado de carteira assinada até o dia 31/12/2015 poderá sacar o dinheiro do fundo de garantia inativo. Caso você não saiba se possui dinheiro para receber, veja consultar as consultas inativas a seguir!

Contas Inativas FGTS Caixa

Após o término do calendário do saque para as contas inativas FGTS, as regras de pagamento do benefício voltaram ser as mesmas:

Quando houver rescisão de contrato, a empresa contratante informa à Caixa sobre o ocorrido através do canal “Conectividade Social”. A partir desse dia, o trabalhador terá até 5 dias úteis para sacar o benefício em qualquer casa lotérica ou agência Caixa FGTS.

O trabalhador poderá sacar FGTS Caixa nas seguintes condições:


01: Ao se aposentar (por idade);


02: Em caso de morte do trabalhador, o saque também poderá ser feito por seu conjugue, filhos, pai/mãe ou parente próximo.


03: Ao permanecer fora do regime do FGTS por 3 anos ininterruptos, o saque pode ser feito a partir da data de nascimento do trabalhador.


04: Também é possível sacar para comprar casa própria, liquidar, amortizar ou pagar prestações de financiamento habitacional (como o Minha Casa, Minha Vida).


Site Caixa FGTS ww.caixa.gov.br/fgts

Caixa FGTS

Através do site da Caixa Econômica Federal FGTS é possível obter diversas informações sobre o Fundo de Garantia e os outros benefícios sociais que são administrados pela instituição financeira. Muita gente não sabe, mas é possível resolver questões trabalhistas, consultar calendários e, até mesmo, realizar saques através do site da instituição.

Para ajudá-los a acessar o site do Caixa, ensinaremos duas formas distintas de acessar o portal:


  • Pelo navegador
Caixa FGTS

Abra uma nova aba em seu navegador e, na barra de endereços, digite: www.caixa.gov.br/fgts e clique em ir ou na tecla enter. Dentro de poucos segundos será possível conferir todas as informações relacionadas ao FGTS, principalmente sobre as contas inativas.


  • Pelo Google
Caixa FGTS

Através do Google é possível encontrar qualquer resposta. Vamos utilizar esse recurso para acessar o site www.caixa.gov.br/fgts. No campo de buscas, digite “Caixa FGTS” e realize a busca. Clique no primeiro resultado e pronto!

Caixa FGTS Extrato

O saldo poderá ser consultado no site, através do aplicativo ou qualquer agência Caixa. O saldo total será constituído de todos os depósitos realizados pelas empresas contratantes.

Veja a seguir como consultar o saldo de diversas formas diferentes:

Caixa FGTS

Site: Acesse a página do FGTS (como ensinamos ali em cima) e clique em acessar saldo. Em seguida, insira o número do NIS (PIS/Pasep) e a senha Internet. Caso não tenha a senha ainda, clique em “cadastrar senha”. Preencha todos os campos e clique em OK. Agora será possível consultar o valor a ser recebido.


Agência: Vá até uma agência Caixa ou Casa lotérica com seus documentos de identificação e o cartão Cidadão. Ao chegar no local, informe que você deseja consultar o saldo. Caso tenha algum valor para receber, basta informar que deseja realizar o saque que a atendente entregará o valor em suas mãos.


Smartphone: Por seu telefone celular também é possível consultar o valor a ser recebido. Vá até a loja de aplicativos de seu smartphone e baixa o aplicativo do Caixa FGTS. Instale o app e insira as informações para visualizar o saldo disponível.


O Caixa FGTS é um benefício que todo trabalhador contratado via CLT tem direito de receber. Fique de olho para não perder a chance de sacar o seu benefício!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 4

CAIXA FGTS – Quem tem direito, Contas Inativas, Extrato → (CONFIRA)

1 respostas para “CAIXA FGTS – Quem tem direito, Contas Inativas, Extrato → (CONFIRA)”

  • José Vicente Gomes 25 de agosto de 2018 às 21:56

    Eu gostaria de saber se tenho algum valor a receber de fgts inativo!

    Responder

Deixe um comentário